11o. Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Montese

AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército

Neste dia 10 de junho, a AORE/RJ foi convidada pelo Comandante da AD/1, General de Brigada FABIANO , para as comemorações do Dia da Artilharia, realizadas nas dependências do 11o. Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Montese.

A AORE/RJ se fez representar pelo seu presidente Ten Tadeu e os Tenentes Leandro, Mergulhão, Ruyberto e Capella, este ultimo tambem representando o CVMARJ.

O evento foi algo digno da importância da arma de Artilharia. 

Tivemos a oportunidade de rever amigos fraternos, integrantes da unidades da AD/1, bem como conversar com o General NOVAES, Comandante Militar do Leste- CML.


Você também pode se interessar por

Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 24 de maio de 2025
O Dia da Arma de Infantaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia da morte do Brigadeiro Antônio de Sampaio, abatido, nos campos de Tuiuti, no dia de seu aniversário. Patrono da Arma de Infantaria, o Brigadeiro Sampaio também se destacou por sua bravura nas batalhas da Campanha da Tríplice Aliança. Uma das Divisões comandadas pelo Patrono viria a ser conhecida como "Divisão Encouraçada", tal o vigor de verdadeira muralha contra os projéteis inimigos. A história da Rainha das Armas, como a Infantaria é conhecida, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto a da própria guerra. Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões. A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo a corpo.
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 8 de maio de 2025
Dia 08 de Maio – Dia da Vitória O dia 8 de maio de 1945 marcou o momento em que o mundo celebrou a rendição incondicional das forças germânicas na Segunda Guerra Mundial, assinalando o fim de um dos conflitos mais sangrentos da humanidade. O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos bélicos na Europa. Cerca de 25 mil soldados da FEB foram enviados à Itália para lutar junto ao Exército Americano. No contexto da guerra, a FEB participou decisivamente do rompimento das duas últimas linhas de defesa alemãs que barravam o acesso ao norte da Itália e ao sul da Alemanha, localidades que foram palco da conquista de inúmeras vitórias das pracinhas, que, além da coragem e bravura, deixaram suor e sangue.
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 5 de maio de 2025
No dia 05 de maio é comemorado o Dia da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, cuja data marca o nascimento de seu patrono, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. No Exército Brasileiro, a criação da Arma de Comunicações é relativamente recente, datando do período da Segunda Grande Guerra, quando foi criada a 1ª Companhia de Transmissões, para atuar durante esse conflito, e assumindo as, até então desempenhadas pela Arma de Engenharia. A partir de então, a Arma do Comando, orientada por seu lema “sempre servir”, tornou-se a responsável pela nobre missão de instalar, explorar e manter os sistemas de comunicações nos diversos escalões da Força Terrestre. A importância da Arma do Comando e sua missão de instalar, explorar, manter e proteger os sistemas de Comunicações, de Guerra Eletrônica e de Tecnologia da Informação para as atividades de Comando e Controle. COMUNICAÇÕES BRASIL ACIMA DE TUDO!
Mais Posts