25 de agosto - Dia do Soldado
25 de agosto – Dia do Soldado
Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, seu da de nascimento passou a ser o Dia do Soldado do Brasil - 25 de agosto de 1803. Lutou na Guerra da Cisplatina, durante o Primeiro Reinado, na Balaiada e Revolução Farroupilha, durante o Período Regencial, e na Guerra da Triplice Aliança. Faleceu no Rio de Janeiro aos 7 de maio de 1880, o maior lider militar do seu tempo.
No dia 25 de agosto, a AORE-RJ se engalana para comemorar o dia em que o Brasil presta uma singela homenagem aos seus Soldados, de ontem, de hoje e de sempre. Um dia, todos nós que formamos sob o Estandarte desta Associação de Oficiais da Reserva, tivemos a honra de envergar a farda verde-oliva, como Soldados que fomos. Na caserna desfrutamos de momentos inesquecíveis das nossas vidas, unidos pela disciplina militar prestante, mantendo até os dias que correm o mesmo entusiasmo e elevados ideais que pautaram nossa caminhada, desde que tomamos contato com as coisas da vida castrense, empolgante e honrosa.
O Exército de hoje segue unido sob os ideais de Caxias, muito bem expressos na histórica Batalha da Guerra da Tríplice Aliança, quando de sabre em punho se lançou contra a Ponte do Itororó, diante das tropas: ‘Sigam-me os que forem brasileiros !!!’. Aos 65 anos se consagrava como o líder que mereceria o titulo de PACIFICADOR, que justamente nomina uma das mais valiosas Moedas de Honra concedidas pelo Exercito Brasileiro, o Exercito de Caxias, herdeiro da sua espada invicta, eis que
com ela o Duque jamais perdeu uma batalha.
Unidos aos Soldados do Brasil na comemoração desse dia, reafirmamos aqui nosso firme comprometimento de cada um de nós com as causas nacionais, e a eterna fé e esperança nos destinos do Brasil.
Viva o Exercito !
Viva o Brasil !
Texto de Israel Blajberg

Você também pode se interessar por


