Blog Layout

Abertura dos Portões para Incorporação dos Novos Alunos

AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército

CPOR/RJ - Abertura dos Portões na Vila Militar 19/fev/2024 - Novo Aquartelamento

Na manhã luminosa de verão carioca o CPOR/RJ se engalanou para a primeira atividade do ano, a inauguração de seu novo quartel na Vila Militar, vivendo momentos de elevado capital simbólico, com a incorporação de 195 novos alunos pela tradicional solenidade de entrada pelo Portão das Armas, ao aproximar-se o Centenário a ser comemorado em 2027.

Ao adentrar formalmente o novo aquartelamento pela primeira vez como Alunos, aqueles jovens protagonizaram um ato transcendental para a historia da Reserva Atenta e Forte, com o retorno da Casa de Correia Lima para o centro de gravidade do Exercito Brasileiro. Nos idos de 1927, quando o bravo Cap Correia Lima (1891-1930) idealizou e fundou o CPOR, do qual foi seu primeiro Comandante, nada mais adequado que faze-lo na Guarnição de São Cristóvão, eis que era a mais importante, localizada na Capital Federal, cujos quarteis pontilhavam o entorno do Palácio Imperial, hoje Museu Nacional na Quinta da Boa Vista. O grosso da tropa estava na Capital Federal, as fortalezas em torno da Baia da Guanabara, algumas unidades no Sul e no Mato Grosso, e menos ainda no Nordeste e Amazônia.

O CPOR nasceu no então 1º Regimento de Artilharia Pesada Curta (1º RAPC), depois 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC), nas proximidades das Cavalariças Imperiais e dos Dragões da Independência, além da futura Escola de Veterinária, não muito distantes do Quartel-General no Campo da Aclamação. Nada mais natural que o nascente CPOR se instalasse no Bairro ainda com ares de Imperial em São Cristóvão, a principio no Quartel da Artilharia, onde servia Correia Lima, transferindo-se poucos anos depois para a belíssima edificação de linhas neoclássicas construído pelo Diretor de Engenharia Gen Rondon na Av Pedro II, atual Museu Militar Conde de Linhares, depois para o antigo 1º. RCG – Dragões da Independência, atual 1º. BG – Btl do Imperador, e finalmente para a Av Brasil, antigo 1º. RCC, o quartel dos Sherman, outrora a mais poderosa unidade blindada da América Latina. Eram os tempos da Missão Militar Francesa (1919-1939), em contraposição a Missão Indígena pós 1ª GM, da qual participou Correia Lima como Insrutor do Realengo (1919- 1923), onde se convenceu da importância de termos um CPOR, aquele bravo e sonhador, dedicado de corpo e alma para melhor instrumentalizar o Exército, buscando na sociedade talentos profissionais, ação esta que se mostraria tão acertada quando da constituição da FEB. Chefiava o EME (1922-1929) o Gen Tasso Fragoso, quando o Exercito evolui pela criação da Arma de Aviação em 1927, ao tempo em que surge o Movimento Tenentista de 1922. A tradicional, histórica e centenária Vila Militar apenas tinha sido instalada, e ainda se passaria algum tempo até que adquirisse a massa crítica dos tempos modernos, ensejando pois a natural e necessária mudança do aquartelamento do CPOR, hoje comemorada em alto estilo com a presença do Gen RICHARD, Chefe do DECEX, Gen VASCONCELLOS, Comandante Militar do Leste, ilustres Generais da Ativa e da Reserva e inúmeros Comandantes de OMs, aos quais se somaram os pais e familiares dos novos Alunos e os Veteranos da AORE-RJ. As aleias do quartel da EsSLog/CMVM foram pequenas para a multidão de pais, familiares e amigos dos novos Alunos, com justa alegria pelo sucesso alcançado no concorrido concurso, dentre milhares de jovens. Cumprindo o ritual conforme manda a tradição, o mais antigo Veterano ex-aluno presente o Ten R/2 INT Eliezer, da Turma de 1959 efetuou a abertura do Portão das Armas Em dezembro, os concluintes dos cursos serão declarados Aspirantes-a-Oficial da Reserva, seguindo os passos dos quase 500 Bravos Discípulos de Correia Lima, que da Universidade ao Front seguiram para a Itália durante a 2ª. Guerra Mundial, onde participaram como Tenentes da FEB - Força Expedicionária Brasileira, que ajudou a esmagar o nazi-fascismo.

Encerrando o evento, a tropa composta pelos novos Alunos e os Aspirantes do EAS desfilou em continência ao Chefe do DECEX. Ao deixar o aquartelamento, nesta data que marca o fim de um ciclo e o inicio de uma nova era na VM, levamos a certeza de que o CPOR continuará firme nos seus caminhos, formando a Reserva Atenta e Forte, do Exercito de Caxias, e deste pais pujante e soberano.

Brasil Acima de Tudo!

Israel Blajberg – Ten R/2 Art Veterano Tu Marechal Rondon, CPOR/RJ ART 1965

Você também pode se interessar por

Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 17 abr., 2024
Prezados membros da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, É com grande satisfação que saudamos e parabenizamos a nova diretoria eleita para liderar nossa respeitada associação. Agradecemos a dedicação e comprometimento de todos os membros que participaram do processo eleitoral, e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto em prol dos interesses e bem-estar de nossos associados. Como nova diretoria, estamos comprometidos em fortalecer os laços que unem nossa comunidade de oficiais da reserva, promover o espírito de camaradagem e colaboração, além de buscar constantemente maneiras de melhorar e expandir os benefícios oferecidos aos nossos associados. Estamos abertos ao diálogo e encorajamos a participação ativa de todos os membros, pois acreditamos que juntos podemos alcançar grandes conquistas. Nossa missão é representar com dignidade e eficiência os interesses dos oficiais da reserva do Rio de Janeiro, mantendo sempre a ética, transparência e responsabilidade em todas as nossas ações. Contamos com o apoio e a colaboração de cada um de vocês para alcançarmos nossos objetivos comuns. Estamos à disposição para ouvir sugestões, responder dúvidas e trabalhar em conjunto para o fortalecimento contínuo de nossa associação. Agradecemos antecipadamente pela confiança depositada em nossa equipe e estamos ansiosos para enfrentar os desafios futuros ao lado de todos vocês. Atenciosamente, Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro Texto: Diretor - Secretário 2° Ten R/2 Torga
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 13 abr., 2024
Ordem do dia alusiva aos 32 anos de fundação da AORE/RJ
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 13 abr., 2024
No dia 12 de Abril é comemorado o Dia da Arma de Intendência É o dia da Rainha da Logística, enaltecendo todos intendentes pelos excelentes serviços prestados a Força Terrestre. "Nós ditamos a permanência no combate"
Mais Posts
Share by: