AORE/RJ na Festa da Infantaria no Regimento Sampaio

AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército

No ultimo dia 24 de maio, dia da arma de Infantaria, a convite do Coronel Sanseverino, comandante do 1º. BI Mec(Esc), o lendário Regimento Sampaio, a AORE/RJ se fez representar com uma delegação composta pelo pelo Presidente Ten Tadeu, o Vice Ten Simões, e os membros da diretoria Cap Renha, Ten Marques , Ten Da Costa , Ten Pinho , Ten Denis , Ten Sava e o Presidente do CVMARJ Ten Capella.

 

O Comandante do CPOR/RJ se fez representar, na ocasião, pelo Maj David Monteiro, estando também presente o Sub Ten Eduardo, adjunto de comando do CPOR/RJ.

 

Na ocasião, a delegação da AORE/RJ foi convidada pelo comando da unidade , a participar da formatura alusiva ao Dia da Infantaria, quando durante a solenidade , o Comandante fez a entrega ao Presidente da AORE/RJ, das folhas de alterações do major Joaquim Thiago da Fonseca, oficial R2 integrante da FEB, que possibilitara dar andamento ao processo de oficialização da Medalha Major Thiago, honraria outorgada pela AORE-RJ as pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à associação.

 

Logo após, foi proferida uma palestra pelo presidente da AORE/RJ, aos oficiais e aspirantes da unidade , que estão realizando o EIPOT, palestra essa que faz parte do projeto de divulgação nas unidades militares do Rio de Janeiro, das atividades da AORE/RJ.

 

Durante a palestra o Ten Tadeu, presidente da AORE/RJ, falou sobre a criação da associação, das várias atividades regulamentares, dos convênios com entidades particulares, dos cursos oferecidos aos alunos e associados, como o  Ciclo de Atualização de Oficiais da Reserva, Higiene Pessoal e Primeiros Socorros da Cruz Vermelha, ministrado pelo Ten Denis, serviço de apoio às catástrofes, entre outras atividades. 

 

 

Ao final, a delegação da AORE/RJ participou do almoço oferecido pela unidade ,onde ficou em local de destaque, e entregou ao Comandante da Unidade uma panóplia como forma de eternizar aquele momento.


Você também pode se interessar por

Por AORE-RJ Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Oficiais+da+Reserva+do+Ex%C3%A9rcito 30 de outubro de 2025
No dia 30 de outubro, o Exército Brasileiro comemora o dia do Quadro de Material Bélico, em homenagem à data natalícia do seu insigne patrono, Tenente General Carlos Antônio Napion. A origem do Quadro de Material Bélico remonta ao ano de 1762, no período colonial, ocasião em que foi criada a histórica “Casa do Trem”. Esta instalação, localizada na então Capitania do Rio de Janeiro, buscou solucionar as deficiências de estruturas fabris capazes de produzir e reparar os materiais bélicos utilizados pelas tropas da época. Considerada a primeira estrutura física dedicada à atividade de Material Bélico do Exército Brasileiro, possuía como brasão dois canhões coloniais cruzados que se tornaram o símbolo do Quadro.
Por AORE-RJ Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Oficiais+da+Reserva+do+Ex%C3%A9rcito 1 de setembro de 2025
25 de agosto – Dia do Soldado Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, seu da de nascimento passou a ser o Dia do Soldado do Brasil - 25 de agosto de 1803. Lutou na Guerra da Cisplatina, durante o Primeiro Reinado, na Balaiada e Revolução Farroupilha, durante o Período Regencial, e na Guerra da Triplice Aliança. Faleceu no Rio de Janeiro aos 7 de maio de 1880, o maior lider militar do seu tempo. No dia 25 de agosto, a AORE-RJ se engalana para comemorar o dia em que o Brasil presta uma singela homenagem aos seus Soldados, de ontem, de hoje e de sempre. Um dia, todos nós que formamos sob o Estandarte desta Associação de Oficiais da Reserva, tivemos a honra de envergar a farda verde-oliva, como Soldados que fomos. Na caserna desfrutamos de momentos inesquecíveis das nossas vidas, unidos pela disciplina militar prestante, mantendo até os dias que correm o mesmo entusiasmo e elevados ideais que pautaram nossa caminhada, desde que tomamos contato com as coisas da vida castrense, empolgante e honrosa. O Exército de hoje segue unido sob os ideais de Caxias, muito bem expressos na histórica Batalha da Guerra da Tríplice Aliança, quando de sabre em punho se lançou contra a Ponte do Itororó, diante das tropas: ‘Sigam-me os que forem brasileiros !!!’. Aos 65 anos se consagrava como o líder que mereceria o titulo de PACIFICADOR, que justamente nomina uma das mais valiosas Moedas de Honra concedidas pelo Exercito Brasileiro, o Exercito de Caxias, herdeiro da sua espada invicta, eis que com ela o Duque jamais perdeu uma batalha. Unidos aos Soldados do Brasil na comemoração desse dia, reafirmamos aqui nosso firme comprometimento de cada um de nós com as causas nacionais, e a eterna fé e esperança nos destinos do Brasil. Viva o Exercito ! Viva o Brasil ! Texto de Israel Blajberg
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 10 de junho de 2025
No dia 10 de junho o Exército Brasileiro celebra o Dia da Arma de Artilharia, em homenagem ao nascimento do marechal Emílio Luiz Mallet, patrono da Arma. Figura histórica de grande importância, Mallet destacou-se por sua bravura, competência técnica e dedicação ao país, especialmente durante a Guerra do Paraguai. A Artilharia, tradicionalmente considerada a “arma da decisão”, ocupa papel fundamental na estrutura militar brasileira. Desde o período colonial até as operações modernas, ela evoluiu em doutrina, tecnologia e poder de fogo, garantindo apoio essencial às tropas nas mais diversas situações de combate.