Nota de Falecimento
Glaucio Carvalho
Nota de Falecimento

NOTA DE FALECIMENTO
ARMAS EM FUNERAL
Recebemos, consternados, a notícia do falecimento do 1º Tenente R/2 LUIZ SILVA MOREIRA, ocorrido no dia 13 de setembro, no Hospital Salgado Filho, no Rio de Janeiro, vítima de complicações de um acidente vascular cerebral.
O Tenente Moreira era Oficial oriundo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, na turma de 1964. Serviu vários anos no Regimento Escola de Infantaria (57° Btl Inf Mtz - Es - REI). Era membro antigo da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, tendo se associado em 22 de abril de 1998 e integrado várias diretorias da entidade, sempre na condição de assessor-jurídico. Como advogado, era um profissional muito eficiente, destacando-se a sua reconhecida cordialidade e capacidade de dialogar com as partes, com o Ministério Público e com a Magistratura, tendo, inclusive, integrado a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/RJ. Numa de suas participações na diretoria da AORE/RJ, liderou um serviço de primeiro atendimento jurídico aos associados, totalmente gratuito, além de ter colaborado com vários comandantes do CPOR/RJ, através de seus conhecimentos profissionais. Muito querido por todos os Oficiais da Reserva, o Tenente Moreira deixará uma saudosa lembrança de companheirismo e alegria pessoal, bem como um dignificante exemplo de militar e cidadão. Faleceu aos 77 anos. À esposa Dra. Ana, ao filho Tenente Marcelo e aos demais familiares, nossas sentidas condolências pela irreparável perda. Oramos ao Senhor dos Exércitos para que conforte a família enlutada e receba o Tenente Luiz Silva Moreira em suas Legiões Celestes.
Autor do texto: Sérgio Pinto Monteiro
(fundador e ex-presidente da AORE/RJ)
Você também pode se interessar por

Solenidade Presidida pelo General de Divisão Eduardo Comandante da 1ª Divisão de Exército da Vila Militar, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro – CPOR/RJ, em 25ABR2025, foi realizada a Cerimônia de comemoração aos 98 anos de criação do Centro. Na ocisão foi comemorado também os 28 anos de criação do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR) e os 33 anos de criação Associação de Oficias da Reserva do Exército sede Rio de Janeiro (AORE/RJ).

O Dia da Intendência do Exército Brasileiro, é celebrado no dia 12 de abril, homenageia a importância da logística militar e a contribuição dos intendentes para a organização das Forças Armadas. A data é uma referência ao nascimento do marechal Carlos Machado Bitencourt, figura essencial na estruturação desse setor no Brasil. A Intendência do Exército é o setor responsável pela administração logística das tropas, garantindo suprimentos, equipamentos e infraestrutura adequados para o funcionamento das operações militares. Sem a atuação eficiente desse corpo especializado, a capacidade operacional do Exército seria severamente comprometida. A origem da Intendência remonta ao período colonial, quando a necessidade de abastecimento e manutenção das tropas já se fazia presente. No entanto, foi no século XIX que essa estrutura passou por uma modernização significativa, acompanhando a evolução dos exércitos ao redor do mundo.