Nota de Falecimento - Armas em Funeral

AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército

Nota de Falecimento - Armas em Funeral

Em nome da Diretoria da AORE/RJ, Decretamos LUTO OFICIAL de 7 dias, em memória do 2º Tenente R/2 Art SYLVIO GOMES, Fundador e Diretor da AORE/RJ.
1º Ten R/2 Int Glaucio - Presidente da AORE/RJ
ARMAS EM FUNERAL
2º Tenente R/2 Art SYLVIO GOMES
UM AMIGO PARA NÃO SER ESQUECIDO
Sérgio Pinto Monteiro*
O nosso querido Sylvio nos deixou hoje, 15 de janeiro de 2021. Somos amigos - e continuaremos a ser - há sessenta e dois anos. Em dezembro de 1959, candidatos aprovados na seleção para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, nos apresentamos no CPOR para uma formação militar que duraria dois anos. Na Artilharia éramos cerca de 120 alunos que, ao final de 1961, seriam declarados Aspirantes a Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Uma amizade dessa natureza não será desfeita nem pelo inexorável. O amigo se foi, vitimado por um vírus cruel e sinistro, cuja origem nebulosa a história ainda irá esclarecer. Sylvio era uma unanimidade entre nós. Professor altamente qualificado. Oficial dedicado, capaz e vibrador. Patriota como poucos. Pai e avô exemplar. Amigo da melhor estirpe. Dotado de uma fina educação, era um gentleman. Deixa-nos uma lembrança inigualável e inesquecível de cidadania, eficiência, companheirismo e retidão de caráter. Foi um dos fundadores da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva, tendo integrado, com destaque, várias de suas diretorias. O Senhor dos Exércitos acaba de convocá-lo para comandar uma das Baterias das Legiões Celestes. Por aqui, missão cumprida, com louvor, Tenente Sylvio Gomes. Vá em paz velho amigo e companheiro. Nosso reencontro será glorioso.
* Fundador, ex-presidente da AORE/RJ, Patrono e fundador do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva - CNOR.

Você também pode se interessar por

Por AORE-RJ Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Oficiais+da+Reserva+do+Ex%C3%A9rcito 13 de novembro de 2025
Por AORE-RJ Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Oficiais+da+Reserva+do+Ex%C3%A9rcito 13 de novembro de 2025
Dia do Oficial R/2 - 04NOV. Nesta data, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, CPOR/RJ, foi realizada a cerimônia da inauguração Oficial das novas instalações do CNOR e AORE/RJ, situadas na guarnição do CPOR/RJ, na Vila Militar. O ato de desatar o laço inaugural, foi executado pelo TC ÍCARO Comandante do CPOR, 2 Ten R/2 TADEU Presidente do CNOR, 1 Ten R/2 SIMÕES Presidente da AORE/RJ e o Cel R/1 Lamas Chefe da Comunicação Social da DESMIL.
Por AORE-RJ Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Oficiais+da+Reserva+do+Ex%C3%A9rcito 30 de outubro de 2025
No dia 30 de outubro, o Exército Brasileiro comemora o dia do Quadro de Material Bélico, em homenagem à data natalícia do seu insigne patrono, Tenente General Carlos Antônio Napion. A origem do Quadro de Material Bélico remonta ao ano de 1762, no período colonial, ocasião em que foi criada a histórica “Casa do Trem”. Esta instalação, localizada na então Capitania do Rio de Janeiro, buscou solucionar as deficiências de estruturas fabris capazes de produzir e reparar os materiais bélicos utilizados pelas tropas da época. Considerada a primeira estrutura física dedicada à atividade de Material Bélico do Exército Brasileiro, possuía como brasão dois canhões coloniais cruzados que se tornaram o símbolo do Quadro.